Cuidados no Verão com o seu Cão
Mantenha-se também atento ao recipiente da água em casa. Geralmente nesta altura é necessário enchê-lo mais vezes.
Água
No Verão, os passeios são mais longos e juntamente com o calor, os cães necessitam de uma maior quantidade de água. Sempre que passear, leve água para o cão. Tenha algum cuidado com os cães de maior porte em que a torção do estômago é um risco. Não os deixe beber grandes quantidades de água se depois continuarem com o exercício.
Escovar
Manter o pêlo em boa condição é importante em todas as alturas do ano. No Verão, o pêlo protege do Sol e do calor, servindo de camada protectora entre os raios solares e a pele. Ter um pêlo saudável, sem riças e forte, ajuda a manter o cão fresco e a diminuir o perigo de queimaduras solares.
Protector Solar
Por mais incrível que possa parecer, a verdade é que nem sempre o pêlo oferece a protecção de que os cães necessitam. Cães de pêlo claro e sem subpêlo são os mais vulneráveis aos raios ultravioleta do Sol. As zonas mais expostas concentram-se sobretudo no focinho, onde há menos pêlo. Nariz e pontas das orelhas são os principais sítios a proteger. Os perigos da sobre-exposição ao Sol são os mesmos nos humanos e nos cães: queimaduras e tumores, entre outros.
Horário de Verão
Os dias são quentes, mas também são mais longos relativamente às noites. Por isso não leve o cão a passear nas horas de maior calor. De manhã cedo ou de noite são as melhores alturas para exercitar o cão.
Atenção à humidade
A humidade interfere na forma como os cães se libertam do calor. Os cães suam pelas almofadas das patas, mas quando estão demasiado quentes isso não chega para arrefecerem. Assim, os cães utilizam outro método para amenizar a temperatura do corpo: arfar. Contudo, a humidade interfere na troca de calor de dentro para fora do corpo quando o animal inspira e expira, dificultando o arrefecimento.
A dose certa
Embora os cães saibam quando devem parar uma brincadeira, a verdade é que quando estão demasiadamente excitados, podem continuar indefinidamente e aquecer demasiado. Esteja atento à respiração do cão e quando este arfar demasiado é porque é altura de parar.
Casos especiais
Cães idosos, muito jovens ou convalescentes têm maior dificuldade em regular a temperatura do corpo. Também particularmente expostos aos perigos do calor estão os cães com excesso de peso, problemas cardíacos ou respiratórios. Mantenha os cães frescos durante as horas de maior calor. Faça os passeios nas horas menos quentes e mantenha o passo pouco acelerado.
No carro não!
Não deixe o cão dentro do carro. Embora não pareça particularmente quente lá fora, o sol a bater directamente no carro pode elevar a temperatura em 10ºC numa questão de minutos. Se tiver de deixar o cão sozinho no carro, deixe o carro à sombra, com as janelas ligeiramente abertas e não demore mais do que 5 minutos.
WWW.VIVAPETS.COM
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/cao_cuidados_no_verao/599
level
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Shar-Pei A origem do Shar-Pei é incerta. Pode ser um descendente do Chow Chow, a quem assemelha-se pela "língua azul". É possível...
-
São Bernardo O São-Bernardo (Saint Bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado um cão de guarda e de salvame...
-
Receita caseira para acabar com pulgas e carrapatos sabemos como é importante manter o bem estar de nosso amiguinhos, então vai a dica. Rece...
-
Apesar do nome “Boxer” soar a inglês, o Deutscher Boxer é originário da Alemanha. Pensa-se que o nome desta raça vem da forma como investe c...
-
Água da vida para o seu cão Água sempre fresca e limpa é mais importante para seu cachorro do que qualquer outro nutriente. Cerca de 70% do ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário