level

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

leptospirose cao

A leptospirose é uma zoonose considerada grave, típica de centros urbanos que acomete animais domésticos, silvestres e ao homem.
É uma doença comum em cidades com clima úmido e quente, com histórico de alagamentos e inundações e em épocas de chuva.
Os principais reservatórios do agente causado do agente causador da leptospirose são os cães, as ratazanas e camundongos por isso os proprietários de cães devem sempre estar atentos a sinais clínicos como depressão, anorexia, febre, vômito, dor muscular intensa, diarréia, desidratação, mucosas pálidas ou amareladas, entre outros.


A infecção ocorre geralmente pelo contato da pele ou mucosa com sangue ou urina de animais doentes, ou por transmissão venerea e placentária. Também é fonte de infecção solo, comida e água contaminada.
O diagnóstico precoce da doença ainda é a melhor garantia de um tratamento eficaz, mas mesmo sendo tratada adequadamente a leptospirose em cães pode evoluir para doenças renais e epáticas.
Tendo em vista a gravidade da doença para a nossa saúde e de nossos animais, a vacinação é o melhor caminho para prevenir a leptospirose em cães. Animais de zonas endêmicas devem ser vacinados a cada 6 meses. Além de um esquema de vacinas correto devemos adotar também medidas sanitárias continuas e um controle de roedores para evitar o contato com a urina contaminada.
Tendo esses cuidados poderemos garantir uma melhor qualidade de vida para nossos cães.

fonte:
Tatiana Kern
Méd. Veterinária

Bicho Vip Pet House
Rua São Joaquim , 933
São Leopoldo – RS
Fone: 51- 568 7211 / 92531496
e-mail: tatikern@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Todos na Varanda

Foto Cátia marilza

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  • ASSISTA AO VÍDEO LINDINHA DA MAMÃE